" O Pai Seta Branca é uma presença constante na história do Vale do Amanhecer, sendo considerado um "espírito de luz", ou seja: um espírito que se encontra num estágio de aperfeiçoamento bastante avançado e, por isso, irradia com intensidade a Luz de Deus. É a entidade de maior prestígio entre os Adeptos do Vale do Amanhecer, o seu Mentor Principal. Conta-se que ele viveu na Itália do século XII como S. Francisco de Assis.
Mais tarde, voltou à Terra no século XVI como chefe de uma tribo indígena, que vivia nas imediações da Bolívia, conhecido como cacique da "Lança Branca". Na metade do século XX, contatou a clarividente Neiva Chaves Zelaya para incumbi-la de uma grande Missão que ele trazia para a Terra, sob as ordens de Jesus: socorrer a humanidade nestes momentos de transição de uma Era para outra, através da Cura Desobsessiva e do encaminhamento
dos espíritos que influenciavam negativamente as pessoas. A partir daí, Tia Neiva, como ela ficou conhecida, iniciou em 1959 a sua grande jornada missionária: o desenvolvimento do Médium Doutrinador e a expansão da Cura Desobsessiva. E, em 1969, iniciou a estruturação de um complexo de construções, para trabalhos de cura desobsessiva em suas várias modalidades, que ficou conhecido como o Vale do Amanhecer e vem se espalhando na forma de Templos do Amanhecer pelo Brasil, e até no Exterior."